Rede de peritos de avaliação para a análise do desempenho da política de coesão 2007-2013

A Direcção Geral da Política Regional da Comissão Europeia (CE) é responsável pela aplicação do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e do Fundo de Coesão nos 27 Estados-membros da UE. No período 2007-2013, estes fundos comunitários totalizam cerca de 268 mil milhões de euros, repartidos por 330 programas operacionais, estruturados em torno de três objectivos da política de coesão: Convergência; Competitividade Regional e Emprego; Cooperação Territorial Europeia.

As especificidades e o elevado número de programas operacionais dificultam a obtenção de informação uniformizada sobre a aplicação destes fundos comunitários nos 27 Estados-membros por parte das instituições comunitárias.

Considerando este contexto, a Direcção Geral da Política Regional criou uma rede de avaliadores composta por especialistas dos 27 países da UE, com o objectivo de acompanhar e sistematizar os resultados dos exercícios de avaliação dos programas comunitários financiados pelo FEDER e pelo Fundo de Coesão e avaliar as políticas de desenvolvimento económico e territorial de cada Estado-Membro.

Esta rede de avaliadores é responsável pela produção de um Relatório-síntese anual, resultado da aplicação de uma metodologia comum para toda a Europa comunitária, que engloba a análise de boas práticas nos exercícios de avaliação.

Ficha técnica

Área de Intervenção

Portugal

Cliente

Comissão Europeia

Ano

2012

Tipo

Avaliação de políticas europeias