Plano Estratégico do Eixo Leiria-Marinha Grande e do Sistema Urbano da Alta Estremadura
A Alta Estremadura configura-se como um território fortemente integrado, definido por um sistema urbano onde se releva o eixo Leiria-Marinha Grande, em torno do qual se desenvolvem os pólos da Batalha, Porto de Mós e Ourém.
Este sistema tem-se consolidado desde os anos sessenta como resultado da evolução da economia regional, traduzida numa industrialização de tipo difuso, baseada em pequenas e médias empresas e na alteração profunda da base rural. As mudanças vieram alterar as formas de povoamento, os usos do solo e as formas de articulação dos modos de produção local, exigindo instrumentos orientadores das políticas públicas promotoras do desenvolvimento territorial.
Considerando este contexto, o Estudo visou a afirmação da competitividade territorial da Alta Estremadura, configurando-se como estratégia de desenvolvimento integrado e como um instrumento de mobilização dos actores e de negociação e concertação institucional.
Partindo das vulnerabilidades e das potencialidades identificadas no diagnóstico e tomando como referências a visão global, os grandes objectivos, as metas e as linhas de orientação do Plano, definiramse as acções e os projectos fundamentais para o desenvolvimento da Alta Estremadura, estruturados em quatro grandes domínios: (i) Património e cultura; (ii) Acessibilidades e transportes; (iii) Estrutura produtiva e recursos humanos; (iv) Ambiente urbano e qualidade de vida.