Avaliação Ex-Post da iniciativa comunitária INTERREG III

O INTERREG III é um programa de Iniciativa Comunitária, financiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), executado no período 2000-2006. Nos princípios de aplicação do INTERREG III, destacaram-se: (i) a implementação de estratégias e de programas de desenvolvimento conjuntos transfronteiriços transnacionais; (ii) o aprofundamento de parcerias entre diferentes níveis da administração com os agentes económico-sociais relevantes; (iii) a coordenação entre o INTERREG III e os instrumentos de política externa da UE.

As orientações para o Programa foram aprovadas pela Comissão em 28 de Abril 2000 (C 143 de 23 de Maio 2000), o qual mobilizou aproximadamente 4.875 milhões de euros, repartidos pelos 25 países da UE.

O Estudo de Avaliação Ex-Post do INTERREG III teve como objectivos avaliar os resultados e os impactes alcançados com a sua execução em termos de eficácia, eficiência, utilidade e efeitos sócio-económicos gerados. O CEDRU realizou um dos dezasseis exercícios de avaliação de programas INTERREG III (INTERREG III A Espanha-Portugal) realizados pelo Consórcio Internacional na Europa comunitária, através da aplicação de uma metodologia comum por todos os avaliadores.

Produziu, também, um leque de recomendações orientadoras de futuras programações de apoio comunitário para a cooperação transfronteiriça na União Europeia.

Ficha técnica

Área de Intervenção

NUTS III Portuguesas: Algarve, Baixo Alentejo, Alentejo Central, Alto Alentejo, Beira Interior Sul, Beira Interior Norte, Douro, Alto Trás-os-Montes, Cávado e Minho-Lima

Cliente

Comissão Europeia

Ano

2008

Tipo

Avaliação de Programa Europeu